Há exatamente uma semana, a Samsung anunciava o mais novo carro-chefe da companhia para 2013. O Galaxy S4 chegará ao Brasil em 26 de abril, custando R$2.399 na versão 3G e R$ 2.499 na versão 4G, porém, ainda não foi divulgado oficialmente qual dos processadores embalará o dispositivo por aqui. Agora, o que sabemos é que a concorrência no mercado nacional não será nada fácil para a quarta geração da série Galaxy S, outras fabricantes também entraram de cabeça no segmento High-End em 2013 e vão fazer frente à sul-coreana. Colocamos o Galaxy S4 lado a lado com o Xperia ZQ, Optimus G e Nexus 4, confira o nosso gráfico comparativo.
Dito isso, gostaria de fazer algumas colocações com relação a alguns itens pontuais dos smartphones, mas antes, sinta-se livre para analisar um por um deles na tabela abaixo:
Em relação aos processadores, é inegável que o Galaxy S4 é imbatível, pois é o único que traz a nova geração de chipsets presentes no mercado, em ambas as versões: Qualcomm e Samsung. Porém, vale lembrar que o Snapdragon S4 Pro oferece excelente performance também, mas peca com relação à economia de energia neste caso.
Em relação ao processador presente no Xperia ZQ, Nexus 4 e Optimus G, as diferenças serão sentidas de acordo com ao software presente em cada um deles e o uso dos recursos, bem como aplicativos e a capacidade multi-tarefas de cada um. Também não podemos comparar núcleos e clock dos mesmos, visto que são iguais.
O que é óbvio é que o Galaxy S4 possui uma capacidade incomparável no processamento de múltiplas tarefas, independente do processador.
Confira nosso gráfico comparativo do Galaxy S4 e os smartphones Premium Android e não Android do mercado.
Memória RAM
A memória RAM dos quatro aparelhos é a mesma, porém, isso não significa que, necessariamente, se comportem da mesma forma. A memória RAM está diretamente ligada à velocidade dos aparelho e, logo, podemos dizer que o sistema operacional pode influenciar no aproveitamento dos recursos. Entretanto, como ambos os aparelhos trazem softwares bastante evoluídos, não é dificil dizer que todos rodarão fluídos com 2G de memória sem problemas.
Ainda relacionado à capacidade de armazenamento dos aparelhos, tanto o Nexus 4 quanto o Optimus G saem perdendo nesta corrida, pois não oferecem a possibilidade de expandir a memória do dispositivo. Haja nuvem para eles! Aqui, o Galaxy S4 é imabatível, pois pode chegar a até 128GB de memória (com o uso do cartãoSD).
Câmera
Em relação à câmera dos dispositivos, o Nexus 4 fica bem atrás em termos de lente. Já o Galaxy S4 está cabeça à cabeça com o Xperia ZQ, aqui tudo é uma questão de recursos de câmera, o que pode dar certa vantagem ao GS4 por causa da função Dual Camera.
Sistema operacional e Bateria
Existem poucas diferenças entre as versões do Android que rodam em cada um dos dispositivos. O Galaxy S4 e o Nexus 4 trazem a última versão do sistema operacional da Google, o Android Jelly Bean 4.2.2, a diferença é que com um dipositivo Nexus, as chances de atualizar o aparelho com as últimas funções do software logo que liberada são certas.
No quesito OS, a Sony e a LG podem deixar a desejar, visto que ambas as fabricantes não são conhecidas pela rapidez no update dos seus aparelhos, pelo menos em comparação com a Samsung.
No que toca à bateria dos aparelhos, o Galaxy S4 levanta o troféu, especialmente, porque ambas as versões de seus processadores trabalha com ecconomia de bateria, oferecendo mais autonomia de energia. Agora, em relação ao Xperia ZQ, Nexus 4 e Optimus G, a Sony resolveu ser mais atenciosa com relação ao tempo de uso do aparelho. Porém, que fique bem claro que a bateria esta diretamente relacionada ao estresse de uso do aparelho (multimídia, 3G/4G, jogos, tempo de tela ativa...).
Conclusão
Logo que juntei as informações para esta comparação, já sabia da inevitável superioridade do Galaxy S4, porém, também é inevitável dizer que os aparelhos Premium das fabricantes, com exceção da Google, não chegarão ao mecado nacional, como Xperia Z e LG Optimus G Pro, ou mesmo um dos maiores competidores da nova flagship da Sammy, o HTC One.
Outra questão, precisamos falar do elefante branco na sala: LG. A fabricante coreana está competindo consigo, pois fica claro que, dependendo do valor que o Nexus 4 chegar ao país, o Optimus G poderá encalhar na prateleira do varejo nacional, uma vez que o carro-chefe da LG não oferece grande distância do Nexus 4, smartphone construído pela LG em parceria com a Google.
Ainda não sabemos o valor do Xperia ZQ no Brasil, em termos de smartphones High-End, este me parece ser um dos maiores concorretes para o Galaxy S4 no Brasil. Na minha opinião, os quatro dispositivos são excelentes e trazem recursos exclusivos quando comparados entre si, entretanto, o Galaxy S4 leva o título de smartphone top de linha nesta comparação.
0 comentários:
Postar um comentário